Funil de Vendas: O que é e como funciona

funil de vendas: o que é e como funciona

Neste artigo, definitivamente, você vai entender Funil de Vendas: o que é e como funciona.
Ele é formado por um conjunto de etapas que vai te auxiliar nas decisões relacionadas ao seu planejamento para captação de clientes.

Isso, com certeza, é possível, e agora você vai entender a justificativa para esse estudo. Certamente, até o final deste artigo, você verá e entenderá a representação da trajetória de seus clientes, que começa no momento em que ele tem o primeiro contato com a sua marca e se estende até efetivação da compra.

 

Funil de Vendas: o que é como funciona?

Funil de vendas é basicamente um sistema de filtro que facilita a sua abordagem com o prospect ou cliente na hora de fechar uma venda. Ou seja, ele representa a trajetória do seu cliente desde o momento em que ele conhece sua empresa até o momento em que ele efetivamente realiza uma compra com você.

Você já possui um funil de vendas no seu negócio? As pessoas que você está atraindo para conhecer a sua marca realmente são o seu público alvo?

Agora, vamos nos aprofundar mais sobre assunto, porque realmente esse conceito é um dos mais importantes na sua estrutura de marketing e vendas.

Desde já, para o enriquecimento da sua leitura, vou indicar outros dois artigos que eu escrevi, pois eles vão auxiliar no seu processo de aprendizagem.

Antes de entender o conceito de um funil de vendas, leia e entenda sobre Marketing Digital e sobre Nicho de Mercado.

Outra fonte que eu recomendo fortemente é a Núcleo Expert, que desenvolveu um método chamado Fórmula Negócio Online para construir seu negócio online do zero aplicando e muito esse conceito de funil de vendas.

Lembrando que é sempre importante analisar as etapas do seu funil para que seja efetiva a conversão dos Leads em clientes.

Quando subimos uma campanha na internet, seja ela por quaisquer das plataformas mais utilizadas, o funil é acionado. Agora, vamos entender as etapas do processo.

As etapas do funil de vendas

Nessa primeira fase em que seus visitantes descobrem que têm uma necessidade ou um problema a ser resolvido, é o momento em que você desperta o interesse do leitor em aprender como solucionar suas dores.

Para um grande volume de visitantes em suas páginas, eu recomendo fortemente a leitura de um artigo que escrevi sobre Tráfego, pois certamente irá te auxiliar nesse processo de planejamento de funil de vendas.

“Características do visitante” – Topo do Funil

As pessoas ainda não te conhecem e é o primeiro contato com a sua marca. Quando o assunto é do interesse do visitante, nós fazemos uma chamada para ação, também conhecida como CTA.

Até esse o momento, o visitante está aprendendo e descobrindo sobre esse novo universo. Então, oferecemos um conteúdo de valor que solucione alguma dor dele, o qual é chamado de isca digital.

Nessa isca digital, entregamos um conteúdo precioso que soluciona as dores do seu público alvo já selecionado no processo de identificação de nicho de mercado.

Em troca, pedimos o contato do visitante, como nome, e-mail e Whats App. Nesse momento, o visitante avança uma fase no funil.

Como exemplo, fizemos uma campanha e, de acordo com as métricas, tivemos 58.139 visitantes em nossa página de entrega de conteúdo.

A chegada de LEADS, “reconhecimento do problema e consideração da solução” em seu funil – Meio do funil

Esses são seus leads possíveis clientes ou também chamados de prospects. Eles acessaram sua página na web como visitantes e se interessaram pelo assunto, mas, antes de sair, deixaram seus contatos.

Na maioria dos casos, deixam seu nome, e-mail e até mesmo número de celular. Até então, eles estão reconhecendo que o assunto pode realmente agregar valor em suas vidas. Assim, o papel fundamental da sua empresa nessa fase é abastecer seus leads com maiores dicas e técnicas sobre a solução.

Ainda não é o momento da oferta. Ainda é preciso amadurecer e qualificar os leads a ponto de deixá-los prontos para a próxima fase do funil.

Aqui, estamos entre o começo e o meio do funil de vendas. Como exemplo, de acordo com a campanha que fizemos, nosso funil possui 58.139 visitantes e 8.720 LEADS.

Sim, as oportunidades, fundo do funil e a hora da “decisão da compra”

Agora, temos nome, e-mail e até mesmo o número de celular dos prospects, sendo possíveis clientes da sua empresa. Então, começamos a abordagem considerando uma solução para o problema que estão procurando resolver.

Geralmente, essa abordagem acontece por e-mail marketing, uma ferramenta que dispara em massa e-mails e mensagens para celular via SMS e Whats App.

Esse será assunto para um próximo artigo, no qual novamente existirá um filtro. Aqui, estamos no meio do funil de vendas. 

Em suma, continuamos com o processo de amadurecimento da solução com sua rede de contatos e, certamente, vamos agora ao final do funil.

Como exemplo, de acordo com a campanha que fizemos, nosso funil possui 58.139 visitantes, 8.720 LEADS e 1.113 oportunidades.

 Agora, você tem novos clientes, o final do funil e a tão sonhada “compra”

Definitivamente, esta é última etapa do nosso funil de vendas, e é onde todo o trabalho se dá o merecido valor.

Dessa forma, nós já convertemos visitantes em contatos. Da mesma forma, trabalhamos os desejos e as dores desse público. Igualmente, os nutrimos de informações valiosas que agregaram valor em suas vidas que, de certo modo, solucionaram completamente ou parcialmente suas dores.

Sob o mesmo ponto de vista, consideramos, juntamente com eles, possíveis soluções. Ademais, os convertemos em clientes após conhecerem nossa página de oferta e efetivarem a compra com a sua empresa.

Como exemplo, de acordo com a nossa campanha, analisando as métricas, tivemos 58.139 visitantes, 8.720 LEADS, 1.113 oportunidades e 362 clientes convertidos.

funil de vendas: o que é e como funciona

 Concluindo o conceito

Funil de vendas: o que é e como funciona suas etapas? Agora, ficou claro e nem precisa mais fazer essa pergunta, certo?

Definitivamente, é um dos conceitos mais importantes dentro de um planejamento de marketing e vendas. Sem ele, não há comunicação adequada com seu público. Logo, acertando os detalhes, certamente haverá maiores resultados no seu negócio online.

Enfim, deixe nos comentários o que você achou desse artigo, já que é sempre muito bom conhecer melhor meus visitantes.

De antemão, quero agradecer você leitor por chegar até aqui. Isso mostra o quão focado está em aprender mais sobre os conceitos que o levam ao sucesso dentro do mundo do Marketing Digital.

Enfim, compartilha com seus amigos que têm interesse sobre o assunto. Dessa forma, você estará ajudando-os e o meu blog a crescerem e a ajudarem mais pessoas.

Valeu e até mais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários