Marketing Digital: O que é e como funciona?


marketing digital: o que é e como funciona

Neste artigo, você vai entender o conceito de Marketing Digital e seu funcionamento, bem como suas ferramentas dentro do ambiente digital.

Então, para começar, primeiramente, vou me apresentar a você: Meu nome é Lucas, mas muitos me chamam de “Black”, daí a procedência do nome atípico “Lucas Black”.

Em suma, até o final desse texto, eu vou te contar o que é Marketing Digital e você estará apto a pesquisar e a explanar ainda mais a ideia sobre o assunto. Mas, isso só depende de você. Vamos lá?

 

Então, Marketing Digital: O que é e como funciona?

De uma forma geral, Marketing Digital é um conjunto de atividades que tem como objetivo entender e atender as necessidades das pessoas, atraindo o interesse delas.

No começo da internet, existiam somente canais de interação entre empresa e cliente e, com sua evolução, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital tomou forma.

Então, a internet nos disponibiliza ferramentas como Redes Sociais, E-mail Marketing e Sites.

Certamente, essas ferramentas ajudaram as empresas a se aproximarem ainda mais de seus clientes e possíveis candidatos, resultando em um aumento considerável das vendas.

Além disso, elas também facilitaram a abordagem entre empresa x cliente, flexibilizando o processo da venda de produtos, fortalecendo ainda mais suas marcas, conforme o bom relacionamento com seus clientes.

 

Mecanismos do Marketing Digital

Quando alguém ou empresa se posiciona na internet, expressando sua forma de pensar, como nas redes sociais, quase que de imediato temos uma resposta do público, e isso nos dá ideia de como será a aceitação de um determinado conteúdo.

Sendo assim, pesquisamos antes para entender a aceitação de uma ideia, produto etc., a fim de moldar a abordagem mais adequada para o seu público. Veja mais em nosso outro artigo sobre Nichos de Mercado.

Ademais, também há estudos sobre quais plataformas devemos distribuir nossas publicações a respeito de conteúdo ou produto. Mas, agora, quero relacionar quais a principais plataformas e ferramentas para ter uma maior presença digital.

De acordo com seus interesses, recomendo a leitura de dois artigos: um sobre Redes Sociais e outro sobre Tráfego, pois ambos   se relacionam.

Segue abaixo alguns exemplos de ferramentas e seus mecanismos:

Principais Redes Sociais:
– Youtube;
– Instagram;
– Whatsapp;
– Telegram;
– Facebook.

Sua página de acesso (SITE):
– Falando sobre suas soluções;
– Detalhes sobre sua empresa;
– Página para contato;
– Blogs para criação de conteúdo;
-E-mail Marketing.

 

Marketing Digital e suas análises

marketing digital: o que é como funciona

Existem alguns fatores que você precisa analisar antes para que seu planejamento de Marketing Digital. Acima de tudo, é importante pensar que seu planejamento tenha sucesso, afinal, esse é o objetivo certo?

 

  1. Análise de mercado e segmentação

Como existe uma variação ampla de interesses, é de extrema importância fazer uma pesquisa para entender quem realmente é seu público, a fim de reduzir o número de pessoas que serão atingidas pelas suas campanhas e qualificar o seu público.

 

  1. Ter um conteúdo de valor

Como uma pesquisa foi realizada, você entendeu quem é o seu público. Dessa forma, você está pronto para alcançar mais pessoas que estão interessadas no seu produto ou conteúdo, por exemplo:
Homens e Mulheres de 18 à 44 anos que têm interesse em música de uma forma geral.
Na pesquisa, acima de tudo, eles têm um desejo de aprender a tocar violão.
Logo, desenvolvemos um produto para eles.

A princípio, aprendi muito sobre produção de conteúdo lendo os artigos do Núcleo Expert  e lá eu conheci a Fórmula Negócio Online. Fica aqui mais uma recomendação de leitura!

  1. Precificação

Seu produto precisa estar dentro dos preços exercidos pela concorrência levando em conta as possíveis mudanças no ambiente onde se está atuando, um trabalho também dentro dos conceitos de Marketing Digital.

 

  1. Distribuição do conteúdo

Identificar em quais mídias atuar também é uma atribuição ao Marketing Digital. Precisamos entender em quais mídias sociais as campanhas irão acontecer a fim de atrair ao máximo o número de pessoas para conhecerem você, sua marca e seu produto.

Você pode ser aceito bem na rede social “A”, por conta público que está presente lá, e pode ser muito mal interpretado na rede social B, justamente por terem poucas pessoas que gostam do seu conteúdo.

 

  1. Ganhar admiração das pessoas

Um trabalho bem feito gera admiração nas pessoas. Elas vão avaliar a sua abordagem, seu conteúdo e a experiência em comprar algo com você, mas o que isso gera?

Juntamente com os outros tópicos acima, gera maior engajamento com a sua audiência. Portanto, é extremamente importante trabalhar a admiração das pessoas, afinal, é esse o seu objetivo, certo?

Lembre-se de gerar sempre conteúdo de qualidade. A princípio, será a chave do seu sucesso e, dessa forma, eu tenho certeza de que o seu sucesso será garantido.

 

  1. Engajamento

A princípio, se seu conteúdo alcançar engajamento com seu público, certamente você irá sentir na pele e no seu bolso o sucesso de um trabalho de Marketing Digital bem realizado. Mas, isso vai depender exclusivamente do seu marketing de conteúdo. À primeira vista, você sentirá isso em curtidas, comentários e compartilhamentos.

Enfim, trabalhe de forma consistente seus artigos, buscando sempre agregar valor na vida das pessoas através dos seus conteúdos.

No geral, espero, de coração, ter conseguido ajudar você de alguma forma a entender Marketing Digital: como é e como funciona.

Pra mim, vem sendo uma grande experiência poder gerar conteúdo de valor para as pessoas.

Escrevi um artigo sobre a Hotmartque pode ser do seu interesse, porque esse conteúdo está diretamente relacionado aos programas de afiliado.

Deixe nos comentários o que você achou e me siga nas redes sociais.
Relaciono-me melhor com você por lá e será um prazer conhecê-lo.

Até breve!

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