Nicho de Mercado: O que significa

nicho de mercado: o que significa

Neste artigo, você vai entender de forma simples e fácil sobre nicho de mercado: o que significa, e mais: como escolher o seu. Leia tudo até o final. Certamente, depois desse conteúdo, você vai se encontrar e engajar ainda mais com seu público.

Mas, antes, recomendo fortemente a leitura sobre o que é Marketing Digital, pois vai auxiliar e esclarecer ainda mais os conceitos necessários para que tenha sucesso no seu negócio digital.

Vamos lá: você sabe o que é nicho de mercado e como encontrar com qual mais você se identifica? E, se você já encontrou, você tem certeza que é realmente o seu nicho?

Você realmente se identifica com ele? Vamos saber mais o que é. Então, venha comigo! Se você está começando agora, certamente encontrar o seu nicho é o primeiro passo.

Por que é o primeiro passo?

Porque é a partir daqui que você vai identificar o seu público, até mesmo para ter certeza de que está apostando seu tempo, sua energia e seu dinheiro no assunto certo, no produto certo, entende?

Somente assim, você vai encontrar seus primeiros clientes, e isso vai ajudar a você e a sua empresa a alcançar uma certa estabilidade rapidamente.

Isso vale também para empreendedores experientes, porque os nichos, assim como a nossa vida, estão sempre em constantes mudanças. Então, você vai precisar sempre estar bem atento, a fim de acompanhar e se adaptar, ok?

Nicho de Mercado: O que significa?

Dentro de um segmento de mercado, existem os nichos, que nada mais são do que uma parcela pequena, média ou grande desse segmento. Talvez, até mesmo uma oportunidade escondida dentro de um mercado amplo e competitivo.

Vou dar um exemplo simples:
Dentro do segmento automobilístico, existem os nichos:

– Auto peças, que vendem peças para carros através das oficinas mecânicas.

– Oficinas Mecânicas, que são os profissionais que fazem a manutenção de carros e indicam auto peças para a compra de peças.

– Funilaria, profissionais que trabalham com a parte estética do carros e, geralmente, indicam lojas que vendem tintas específicas para pintura de carros.

– Borracharia, geralmente vendem pneus e aros, além de fazerem a manutenção das rodas.

Entende que todos os exemplos acima estão dentro do segmento automobilístico?

Isso é nicho de mercado, quando você identifica em qual deve atuar. Isso facilita a sua abordagem com esse público, além de ser um conceito essencial para Marketing e Vendas.

Ademais, esse termo também recebe 0 nome “identificar a persona ou avatar”, a qual se interessa pelo seu conteúdo ou produto. Um exemplo de uma empresa que identificou um surgimento de mercado escalou rápido foi a Núcleo Expert, criando um método chamado Fórmula Negócio Online, que ajudou milhares de pessoas a construírem um negócio digital rentável do zero. Veja mais sobre eles.

nicho de mercado: o que significa

O que acontece quando não se identifica o nicho?

nicho de mercado: o que significa

 

O grande erro da maioria dos empresários é pensar só no segmento e não no nicho em que está atuando: fazem uma campanha publicitária vendendo pneus, por exemplo, para todo o segmento automobilístico. Assim, atingem pessoas que estão interessadas em auto peças, em tinta para carros ou em conhecer algum novo aparelho que facilite suas manutenções dentro da oficina.

Quem compra pneus?
Todos nós que temos carros e motocicletas compramos esse objeto, porém, quando temos que trocar, vamos até uma distribuidora que tem em seus estoques, o que é denominado venda para o cliente final.

Ou seja, o empresário fabricante de pneus precisa vender para as distribuidoras e, consequentemente, esta nos venda.

Entende como muda a abordagem?

É extremamente importante entender o nicho em que vai atuar para definir a abordagem que você vai ter com o seu público  presente nesse segmento, o que, em temos técnicos, chamamos de Nicho de Mercado.

Entendendo a importância em definir bem seu nicho de mercado

Se você entra no mercado ou já atua no mercado com uma marca generalista que, de certa forma, oferece soluções para um amplo segmento, você estará perdendo a essência do Marketing, que nada mais é do que ser especialista em algo.

Quando você se mostra como um especialista em um determinado assunto, você atinge as pessoas que estão precisando exatamente do que você sabe, mesmo que sejam poucas pessoas.

No entanto, a abordagem é mais direta e certeira quando você entende as dores e os desejos do seu público, o que é um diferencial e o foco de um negócio de sucesso. Portanto, os pontos-chaves são exclusividade da informação, ou solução, ou produto.

Vamos agora aos benefícios em entender sobre nicho de mercado.

#Planos de Marketing constante – Com um nicho de mercado bem definido, você pode montar um planejamento de marketing que funciona direcionado ao seu público.

#Entendendo a concorrência – Encontrando um nicho, você vai trabalhar com um grupo de consumidores carentes de ofertas interessantes.

#Boa política de preços – Como você vai atuar em um nicho ainda pouco explorado, você acabará tendo a flexibilidade de preços, assim melhorando suas margens de lucro.

#Flexibilidade em parcerias de sucesso – Conhecendo seu mercado, você analisará com mais clareza quem são seus parceiros bons e ruins e quem traz resultados para o seu negócio.

Você pode saber mais sobre nichos de mercado consultando o blog da Rock Content,  pois lá tem muita informação sobre isso.

Concluindo a ideia

Você conseguiu entender o que é nicho de mercado e como escolher o seu?

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