Tráfego: O Que É E Como Fazer Direito?

tráfego: o que é e como funciona

Se você está aqui agora lendo este artigo no meu blog, é porque, certamente, está buscando saber mais sobre tráfego: o que é e como fazer direito, certo?

Ter uma página na web é uma das principais estratégias de Marketing Digital. Logo, entender como gerar tráfego para seu site é uma das principais tarefas para quem quer ter sucesso em seu negócio online.

Então, neste artigo, você vai entender o que é tráfego online, quais as formas de gerá-lo e conseguir mais visitantes, leads, oportunidades e clientes fiéis.

Segue a leitura e vem comigo. Bora lá?

Ok, Tráfego: O que é e como fazer direito?

Na era digital, tráfego é a movimentação dos usuários da internet que circulam através de páginas na web.

De uma forma geral, tráfego é fluxo de usuários que navegam pelo seu site e, quanto maior o número de usuários circulando em sua página, maiores podem ser suas conversões de acordo com seu objetivo.

Hoje, uma estratégia muito usada para conversões de leads é a criação de ebooks. E fica a pergunta: do que você vai precisar para ter muitas conversões?

Exatamente, irmão, TRÁ-FE-GO! E, além de entender como funciona cada tipo de tráfego, é importante ver as formas de fazer isso.

Você vai aprender hoje, de uma vez por todas, sobre Tráfego: O Que É E Como Fazer Direito!

Tipos de tráfego

Já sei: se você está lendo esse parágrafo, quer realmente aumentar os acessos em seu site.
Então, antes de continuarmos, precisamos entender o conceito de “fontes de tráfego” que são, em suma, os meios por onde os visitantes chegam até sua página na web.

Entender todas as fontes de tráfego facilita a decisão de onde investir seu tempo, energia e dinheiro para conseguir mais acessos.

Existem algumas fontes de tráfego que eu vou listar agora, mas, antes, quero recomendar a leitura sobre um artigo que escrevi sobre Redes Sociais, pois ele vai te ajudar a entender melhor o conceito de tráfego.

Tráfego orgânico

Tenho certeza de que muitos ainda têm a dúvida sobre o tal famoso tráfego orgânico, que nada mais é do que tráfego que você mesmo gera, pois ele acontece naturalmente de acordo com seu desempenho.

Por que seu próprio desempenho?

Pois bem. O tráfego orgânico é o preferido dos especialistas em marketing digital, pois está diretamente relacionado com sua produção de conteúdo, que é originário do conceito de marketing de conteúdo.

Ou seja, escrever artigos como esse, otimizando e usando mecanismos de busca do SEO, seus artigos aparecem nas primeiras posições no Google de acordo com a intenção da pesquisa do usuário.

Além disso, produções de vídeos no Youtube tendem a gerar muito tráfego para o site também, não podendo descartar essa possibilidade.

Criação de conteúdo, considerando as palavras-chaves, seja em blogs ou em vídeos para o Youtube, certamente, são as fórmulas para o sucesso do tráfego orgânico.

Tráfego pago

A segunda forma que vamos abordar é o tráfego pago e onde de compramos tráfego.

Mas, antes, uma rápida comparação entre o tráfego orgânico e tráfego pago.

Tráfego, teoricamente, é gratuito, mas não quando você investe seu tempo, energia e conhecimento. Você logo entenderá que tráfego orgânico não é gratuito, até porque muitos investem na terceirização da produção de conteúdo, justamente porque demanda muito tempo.

A otimização orgânica no Google não ocorre de um dia pra noite, então tráfego pago é necessário, irmão!

Tráfego pago é rápido e garantido e depende única e exclusivamente do quanto você investe, em quais plataformas investe e na qualidade do seu anúncio.

Você pode usar o Facebook Ads/Instagram, Google Ads, Linkedin Ads, para gerar seu tráfego pago. Nelas, você também pode selecionar dados geográficos, demográficos ou até mesmo comportamento e interesses para alcançar as pessoas de acordo com seu objetivo.

Tráfego de referência

Tráfego de referência é igualzinho na nossa vida. Você já vai entender.
Certamente, você já pediu a indicação para algum amigo na hora de contratar um serviço certo?

Certeza que sim.

Isso igualmente se aplica na internet, meu caro leitor. Porém, nesse caso, a referência acontece por links.

É comum e, na verdade, uma obrigação inserir links de referência nos artigos, pois, para o Google, você está informando que tal artigo é relevante e está transferindo a autoridade sobre o assunto.
Também são chamados de backlinks, uma das técnicas de SEO, que são muito importantes, pois você está dizendo ao Google que suas páginas são úteis. Portanto, quanto mais confiável e relevante seu site, maior a força dos links de acesso.

Recomendo que conheça a Fórmula Negócio Online, porque é o maior treinamento sobre criação de negócios online do absoluto zero. Foi justamente lá que eu aprendi tudo o que sei hoje sobre Marketing Digital.

tráfego: o que é e como funciona

Tráfego direto

Tráfego direto nada mais é do que acesso direto pela URL da sua página na web. Na maioria das vezes, acontece quando o usuário já conhece seu endereço e digita na barra de navegação.

Tráfego social

Tráfego social vem das redes sociais, por isso a importância de também se posicionar em todas elas.

O tráfego social pode vir do Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Pinterest, entre outras mídias sociais que possibilitam a divulgação dos seus links.

É também uma das fontes de tráfego mais valiosas, pois o seu público está todos os dias interagindo com posts nas redes sociais, e é considerado uma das principais estratégias para aumentar o alcance das suas páginas de acordo com o engajamento dos seus posts.

Tráfego de e-mail marketing

Todo lead capturado em suas landing pages (páginas de captura) começaram a receber seus conteúdos diretamente na caixa de entrada.

Leia dois artigos que escrevi sobre Funil de Vendas e sobre Técnica AIDA que vão te auxiliar na criação do seu E-mail Marketing, que acontece através de plataformas e mecanismos de automação para E-mail Marketing.

tráfego: o que é e como funciona

Toda vez que uma pessoa te cede seus contatos, ela estará lhe dando um voto de confiança e dizendo que você pode enviar e-mails.

É uma comunicação mais pessoal e também a mais valiosa. Essa fonte de tráfego é uma das principais estratégias dentro do mundo do marketing digital, já que possibilita uma comunicação direta com seus possíveis candidatos e clientes por e-mail.

Busque o tráfego qualificado

Tráfego qualificado é justamente alcançar o público qualificado de acordo com o seu nicho de mercado, de acordo com o seu produto.

Vale ressaltar a importância da leitura sobre Nicho de Mercado, pois isso vai fazer total sentido pra você no entendimento sobre tráfego qualificado.

Atrair pessoas que não estão engajadas com o seu mercado só prejudica as suas campanhas e o faz perder os investimentos em tráfego. Então antes de mais nada, defina muito bem quem é seu avatar ou persona.

Diferentes estratégias segmentam de formas diferentes, mas a internet te oferece várias ferramentas que ajudam a qualificar e a entender seu público. É assim que os grandes especialistas trabalham vendendo todos os dias.

Você entendeu sobre Tráfego: o que é e como fazer direito? Da forma correta?

Espero ter ajudado com esse conteúdo. Escreva nos comentários o que você achou, pois eu quero muito conhecer vocês melhor.

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Valeu e até mais!

 

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